Cozinhando com a Camilla - Sopa de Cogumelos do Jamie Oliver


Ontem estava um domingo com cara de domingo – além da preguiça habitual também chovia e fazia 18 graus no congelado inverno carioca – resolvi fazer algo que me dá muito prazer e alegria, que é cozinhar. Peguei então o livro que ganhei de aniversário do meu amigo André – que me conhece bastante e super acertou no presente – “Comida caseira” do Jamie Oliver. O André acertou duplamente pois adoro comida caseira e o Jamie é o muso master e super inspirador.


Geminiana como sou – indecisa em coisas bestas da vida – fiquei na dúvida entre o Frango Tikka Masala ou a Sopa de Cogumelos. O fator decisivo foi que o frango deveria ficar marinando por 24 horas e eu não tinha esse tempo, e ai a sopa caiu como uma luva no frio.

E ficou UMA DELÍCIA!!!!! Várias pessoas me pediram a receita, então segue abaixo:


Receita para 6 porções:

20 gramas de cogumelo porcini desidratado

1 cebola

1 talo de aipo

1 kg de cogumelo paris

Azeite de oliva

50g de manteiga

1 pitada de pimenta calabresa em flocos

75g de farinha de trigo

2 cubos de caldo de galinha ou de legumes

80ml de creme de leite

50g de queijo cheddar ------------> não encontrei cheddar e não coloquei.....ficou sensacional igual


  1. Em uma tigela pequena, coloque os cogumelos porcini desidratados e cubra com água fervente.

  2. Deixe de molho por 5 minutos. Corte a cebola e o aipo em pedaços grandes, limpe os cogumelos paris e coloque em uma frigideira grande e funda, em fogo médio-alto, com uma boa quantidade da manteiga e do azeite, e tempere com a pimenta calabresa e adicione a farinha de trigo.

  3. Escorra os cogumelos porcini e reserve sua água. Adicione-os na frigideira e cozinhe tudo por 25 minutos ou até os cogumelos ficarem macios e escuros.

  4. Enquanto os cogumelos cozinham, em uma panela grande coloque os cubos de caldo em 1,5 L de água.

  5. Gradualmente vá incorporando o caldo de galinha ou legumes ao refogado dos cogumelos, alternando com o caldo dos cogumelos porcini. Mexa a frigideira sem parar. Após adicionar todo o caldo, espere levantar fervura. Então reduza o fogo e deixe ferver por 15 minutos. Ao final desse tempo, acrescente o creme de leite e o queijo cheddar ralado. Verifique o sal, se precisar tempere a gosto. E está pronto.


Super fácil, não? A sopa fica em um tom amarelo escuro-marrom lindo! E super saboroso. Faça em casa!!!!! A gente sempre comenta por aqui que cozinhar é um ATO DE AMOR e não uma perda de tempo, como querem nos convencer.


Aproveite, faça a receita e depois me conte como ficou <3





Final de semana que vem vou testar o Frango Tikka Masala e posto por aqui o resultado :)


Beijo,

Camilla



BLOG

Destaques